top of page

Servidor local x Servidor em nuvem: diferenças e vantagens

Muitos gestores ainda têm dúvida se, para sua empresa, é melhor adotar uma estratégia de servidor local ou de servidor em nuvem. Esse tipo de questionamento é perfeitamente entendível, visto que cada organização possui necessidades individuais, e existem diversos mitos sobre essa tecnologia.

Outro ponto que causa hesitação por parte dos gestores é que, dependendo do tipo de nuvem adotada, grandes responsabilidades são transferidas aos provedores. Por isso, é essencial contar com um parceiro que tenha experiência comprovada, que conte com infraestrutura adequada e, acima de tudo, que tenha aprovação de seus clientes.

Mas, afinal, o que é mais vantajoso: servidor local ou servidor na nuvem? Vamos lá!


Diferenças essenciais entre servidor local e servidor em nuvem


Quando você possui um servidor local, você tem controle total sobre ele. Cabe a sua empresa prover todas as soluções de segurança, bem como gerenciar o acesso, a disponibilidade, a manutenção etc. Além disso, você deve atualizar seu servidor para atender às necessidades da sua empresa à medida que ela cresce ou muda.

Embora todas essas tarefas exijam muito tempo da equipe de TI, muitos gestores consideram esse aspecto positivo, visto que a empresa possui controle total dos recursos. O que não acontece quando você tem um servidor em nuvem. Nessa solução, o provedor se responsabiliza pelo gerenciamento e pela segurança física e lógica.

No lado negativo, um servidor interno requer um investimento inicial considerável em equipamento e software. Você também terá mais gastos com a equipe de TI e será responsável pelos custos associados à renovação de licenças de software e atualizações e manutenções de hardware.

Além disso, em uma infraestrutura local, muitas vezes as empresas sofrem com a subutilização de hardware, visto que muitos deles só são plenamente utilizados em períodos de pico, que podem ocorrer poucas vezes ao ano.

Por outro lado, com um servidor em nuvem sua empresa tem apenas o custo fixo com a mensalidade do serviço. Além do mais, em caso de aumento de carga de trabalho, os recursos podem ser rapidamente redimensionados, o que garante uma alta disponibilidade e ótimo desempenho de suas aplicações.



Vantagens do servidor em nuvem


O servidor em nuvem apresenta várias vantagens quando comparado ao servidor local. As principais são:

Escalabilidade – A nuvem permite adicionar mais armazenamento, memória e poder de computação de maneira fácil e rápida. Adicionar tudo isso a um servidor existente pode ser feito com alguns cliques. Dessa forma, você não arca com custos de subutilização nem deixa de contar com alta disponibilidade de suas aplicações.

Flexibilidade – Armazenar dados ou executar aplicativos a partir da nuvem facilita a conexão e o trabalho de funcionários a qualquer hora, em qualquer lugar. A nuvem também facilita o backup de todos esses dispositivos, independentemente de sua localização.

Segurança – Esse é um assunto sensível porque você está confiando em outra empresa para proteger o acesso aos seus dados. No entanto, ao escolher provedores experientes e que contam com infraestrutura adequada, você pode ter a certeza de que seus dados estarão seguros.

Redução de custo – Com um servidor em nuvem, além de não ser necessário fazer um levado investimento inicial em hardware e licenciamento, você também não precisa se preocupar com atualizações, manutenção e troca de equipamentos. Além disso, você ainda tem redução de custos com infraestrutura local no que se refere a segurança física, energia elétrica etc.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page