TECNOLOGIA E TELECOMUNICAÇÕES

A telecomunicação, ou Telecom, é o nome dado ao sistema que possibilita a troca de informações a distância por meios eletrônicos e pode ser todos os tipos de transmissão de voz, dados e vídeo.


Nos dias de hoje, para se destacar e se manter no mercado de serviços, as empresas devem sempre buscar novas formas de evoluir e melhorar seus processos. Pois o mercado nacional está cada vez mais competitivo e exigente, favorecendo os negócios que apresentam atividades inovadoras.


Existe várias ferramentas direcionada para a área de telecomunicações, como softwares de gestão e integração de dados, que são capazes de otimizar o trabalho com funções mais automatizadas. A inovação faz o mundo dos negócios girar e

algumas empresas precisam mais desse fator do que outras, e a área de Telecom é um exemplo de um setor que a inovação é uma questão super importante.


Com a evolução da tecnologia nas telecomunicações vieram os benefícios, um deles é a possibilidade de reduzir os custos, pois hoje em dia não precisa mais de muitos equipamentos e infraestrutura que se usava com a tecnologia analógica e também redução de custo com ligações.


Produtividade, esse é outro fator que teve uma melhora muito grande com o avanço da tecnologia, quando é feito o investimento necessário na a área de comunicação

o retorno é o aumento da produtividade e eficiência dos processos. Dessa forma, as novas ferramentas de TI ajudam as empresas a atingir seus objetivos de forma rápida e produtiva em termos de gestão de dados, informações e desenvolvimento.


Claro que não podemos deixar de lembrar as vantagens do atendimento ao cliente que ficou muito mais rápido e eficiente. Os consumidores de hoje são mais exigentes com o tempo e qualidade de atendimento, e eles sabem o seu poder de negociação dentro do mercado. Mas toda essa tecnologia tem que vir com um suporte diferenciado e de qualidade, que oferece um atendimento personalizado, e que fideliza o cliente.




Preste a completar 2 anos em pandemia, o mundo precisou se adaptar a essa nova realidade e novo normal. E agora em 2022 temos novas tendencias de mercado, são elas:


1) Chegada do 5G no Brasil

Com toda a certeza, a chegada do 5G trará aos setores de Telecom e TI uma das maiores revoluções, com o surgimento de várias soluções com maior velocidade, qualidade e menor tempo de resposta.

À priori, percebemos o impacto da tecnologia na estabilidade da conexão, em vídeos chamadas e transmissões ao vivo.


2) Digital First e Remote First

Com a pandemia e o distanciamento social, os serviços digitais cresceram muito e se fortaleceram, e o Digital First nada mais é, do que um modelo organizacional que prioriza o uso de serviços digitais em vez dos tradicionais.

Já o Remote First é tornar as tomadas de decisões e processos de uma empresa de forma online. Com isso, a exigência por qualidade nas conexões de banda larga só aumenta.


3) Total Experience (TX) ou Experiência Total

Muito se ouviu falar em User Experience (UX) nos últimos tempos ou, experiência do usuário. A Total Experience (TX) surge como uma experiência mais completa, em todos os pontos de contato – sejam eles físicos ou digitais.

A Experiência Total traz a união de quatro estratégias fundamentais: Experiência do Empregado (EX); Experiência do Cliente (CX); Experiência do Usuário (UX) e Multiexperiência (que são várias formas de interação em todos os pontos de contato).


4) Tecnologia VoIP

Nos últimos anos houve uma diminuição do uso da telefonia fixa e com a tecnologia VoIP e tendência é que isso só aumente.

A tecnologia VoIP usa a internet para realizar chamadas telefônicas, bastando o uso de um dispositivo integrado a um software de conexão e um acessório de escuta.

A vídeo conferência já é nossa nova realidade, e a VoIP vem em 2022 para ajudar as empresas no aumento de produtividade e redução dos custos com telefonia.


5) Interoperabilidade

A interoperabilidade pode ser entendida como a capacidade de comunicação entre sistemas semelhantes ou não. Os OTT (Over-The-Top) assimila diversos serviços e a transmissão de dados, para customizar listas de maneira eficaz e eficiente.

Muitas empresas multinacionais já aderiram a interoperabilidade, e a tendência é que o mercado de Telecom absorva essa tecnologia para oferecer aos seus clientes uma solução mais integrada de comunicação.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo