SIP e E1 – VANTAGENS E COMPARAÇÕES

Atualizado: 25 de mar.

O tronco de telefonia E1 é uma rede privada de troca telefônica e um serviço amplamente oferecido pelas operadoras de telefonia fixa. Ele permite que a empresa gere ou recebe um número elevado de ligações simultâneas.

O tronco SIP funciona através de transferência de dados via internet. Tronco SIP, ou em inglês SIP Trunk vem da expressão Session Initiation Protocol, tecnologia de controle de comunicações multimídia.

Já faz algum tempo que o mercado de SIP trunking vem crescendo. Vamos falar das principais diferenças entre o tronco SIP e o tronco E1.


A camada física é feita daquilo que podemos ver, logo desses dois circuitos apresentam diferenças relativamente importantes.

A telefonia SIP consegue reduzir o consumo de energia de forma satisfatória, uma vez que é utilizado a fibra óptica, ocupando bem menos espaço que o circuito E1, por exemplo, que usa muitos cabos para funcionar plenamente e pode ser substituído por um único aparelho, assim economizando muito com a manutenção se algo der errado em algum momento.


A parte tecnológica apesar de ser a parte do serviço que não é aparente é a parte mais importante quando vamos adquirir esse serviço.

A telefonia E1 é baseada em um circuito VoIP extremamente interessante e eficiente cujo tráfego de informações acontece de forma clara e precisa via Internet.

A telefonia SIP, por outro lado, não se baseia no mesmo sistema e as informações são entregues por meio de uma rede privada, ou seja, de LAN para LAN. Além disso, o endereçamento IP é feito de forma bem confiável, de ponto a ponto.



Principais benefícios de utilizar troncos SIP

1. Vendas de PABX na nuvem – Na nuvem não é possível usar E1.

2. Ligações sem interrupção e com tráfego de voz eficiente – As ligações são completamente claras e sem ruído.

3. Utilização do número único Nacional – Possibilitam o atendimento em todas as capitais do Brasil.

4. Escalabilidade – Com o tronco SIP existe a possibilidade de aumentar ou diminuir a quantidade de ramais facilmente e sempre que necessário.

5. Sistemas integrados – Algumas empresas possuírem aplicações integradas com o sistema de telefonia, como no caso do Skype for Business que usa um tronco SIP para se comunicar com a telefonia convencional.

6. Virtualização – Não é possível virtualizar um tronco E1, mas é possível receber troncos SIP em máquinas virtualizadas.

7. Interconexão – Isto vai reduzir em muito a necessidade de gateways E1 SS7 e baratear o investimento para abrir uma operadora STFC.


Algumas vezes os clientes tem resistência ao tronco SIP por casos de uso de VoIP com baixa qualidade. Vamos elucidar alguns desses pontos.


1 – Um circuito E1 não tem qualidade de voz melhor que um circuito SI, pois quando um tronco SIP é entregue por uma operadora com licença STFC (Serviço de Telefonia Fixa Comutada) em um circuito dedicado ou com QoS tem a mesma qualidade de voz, ou ate melhor em alguns casos.

2 – O troncos SIP são adequados para Call Centers, o SIP é mais rápido e pode carregar mais informações que o E1. Em muitos casos o sistema E1 leva mais de 7 segundos apenas para enviar a discagem. O SIP é instantâneo. Isto faz uma enorme diferença de produtividade.

3 – As maiores e principais operadoras entregam SIP, e é uma questão de tempo, para que as demais de adequem e essa tecnologia. Em cada estado existem diversas operadoras STFC que proveem circuitos SIP e podem portar os números de operadoras que porventura não forneçam.


O uso do E1 na telecomunicação ainda persiste, devido à falta de investimento de algumas operadoras, que priorizam a atual infra.

Por isso, a dica é: Na próxima vez que negociar um canal, peça um tronco SIP e tenha mais qualidade gastando menos.

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